segunda-feira, 19 de julho de 2010

Dicas para pessoas-que-pensam-um-dia-vir-a-casar

Bem sei que o amor tolda o raciocínio. Por isso, pessoas casadoiras, estou aqui hoje exclusivamente para vos ajudar, partilhando convosco algumas ideias que pude gerar a partir da minha experiência de pessoa com raciocínio claro e eficaz.
1. Ok, tomaram a decisão de casar. Ok, querem convidar família e amigos para partilhar o momento convosco. Parto portanto do princípio que pretendem que os vossos convidados tenham disponibilidade para ir, estar e aproveitar a festa. Sendo assim, a opção "domingo à tarde" deve ser automaticamente eliminada da vossa lista. Ok, não há mais vagas durante o mês de Julho. Reparem, um ano tem doze meses, um casamento não tem que ser realizado em Julho. A noiva está prenha? O noivo tem um aneurisma que pode rebentar a qualquer momento? Hm, Julho é um mês "especial". Ok. Pois fiquem sabendo que uma especialidade também é ser convidado para um casamento que vai decorrer a mais de 200km de distância de casa, a um domingo à tarde, e trabalhar no dia seguinte de manhã. Sabem, meus queridos, possivelmente não vos vai ocorrer, porque depois do casamento o vosso único compromisso terá lugar nas ilhas Maurícias, mas a maioria das pessoas que convidarem, aquelas que tiverem entre 18 e 65 anos, terão, com alto nível de probabilidade, um trabalho. E, muito provavelmente também, esse trabalho inicia-se às segundas-feiras de manhã.
2. Pronto, já pensaram melhor, e o casamento afinal vai ser ao sábado. Óptimo, lindos meninos. Agora, querem que a cerimónia religiosa decorra naquela igreja super especial, porque o tecto foi pintado à mão, porque é pequenina e fica numa aldeia pitoresca, porque o padre é novo e diz piadas. Óptimo. Voltando à questão de convidarem pessoas. Se pretendem mesmo que as pessoas assistam à cerimónia, e se entretanto tiverem oportunidade de pensar um bocadinho e se lembrarem que só descobriram essa igreja por acaso, e que até já andavam perdidos no meio de nenhures há um bom par de horas quando deram com a aldeola, vão facilmente compreender que uma outra pessoa dificilmente vai passar pela mesma situação e encontrar a dita igreja também por acaso. Tenho uma ideia, talvez seja demasiado vanguardista, eu sei. Mas o futuro faz-se de inovação, não é? E que tal - calma, respirem fundo, vocês são capazes - incluir no convite - preparem-se - indicações de percurso? Um mapa, um esquema, umas setas e assim... E - mais inovador ainda - que tal coordenadas de GPS? Pronto, agora fui longe de mais. Eu sei. Mas uma coisa vos garanto: não fui mais longe do que no domingo passado, às três da tarde.

4 comentários:

harness disse...

bom texto

mas só dois conselhos? podias fazer disso uma série.

The Next Jason Team Member disse...

Ok pessoa casadoira, quando estiveres prestes a subir ao altar terás uma lista completa de conselhos a seguir ;)

Aiedail disse...

Uma série? Dava para se escrever uma enciclopédia luso-brasileira acerca do tema... Ai de mim, também eu ando metida com pessoas que se vão casar este ano! A minha primeira pergunta foi: Porquê a pressa? Mas depois pensei que o casamento é como beber um shot, se decidiste que o vais fazer, é menos penoso se for depressa.

Então hoje durante a minha hora de almoço, qual colega dedicada, acompanhei a minha colega casadoira ao staples, onde ela pagou 300€ por uns míseros conjuntos de cartõezecos e envelopecos (reparem como o desdém se torna óbvio quando acrescentamos "eco" no fim, e.g. André Villas-Boas, um treinadorzeco). Depois da minha cara de terror ela disse com um largo sorriso "Como fazemos os convites em casa, fica muito mais barato, pedimos orçamento e ficava-nos em 1200€". WTF???

Senhoras e senhores, este jovem casal acabou de ganhar uma grande dívida mas não faz mal, vai ser um belo casamento para 300 pessoas! Vai ser um belo primeiro casamento!

harness disse...

não sou uma pessoa casadoira no sentido cristão do termo; mas com o verão até parece que um gajo se casa a todo o segundo, decotes bamboleantes a toda esquina e comprimento... e vestidinhos florais, o pior das tentações do homem bom. MAS acho que devias dar conselhos às pessoas de bem que frequentam o blog (não eu, que não o sou certamente; frequentador sim, mas menos pessoa de bem do que a larga maioria da clientela do estabelecimento), e construir uma série disso. quem sabe não poderá ser ganho algum dinheiro à conta disso.