quarta-feira, 28 de março de 2007

Confiança


confiança



do Lat. confidentia


s. f.,
segurança e bom conceito que se faz de alguém;
convicção do próprio valor;
firmeza de ânimo;
crédito;
intimidade, familiaridade;


pop.,
atrevimento;
audácia;
insolência.
abuso de -: atitude abusiva tomada perante uma posição ou situação;
dar -: consentir uma certa familiaridade;
ganhar -: familiarizar-se; o m. q. tomar confiança;
ir à -: ter segurança; ter a certeza;
tomar -:vd. ganhar confiança.


É bem difícil para mim, cada vez mais, confiar verdadeiramente em alguém! A confiança é, de facto, um conceito muito ténue, ambíguo até... Se por um lado é bom confiarmos em alguém, sentirmo-nos seguros, por outro desejamos que isso não se tranforme em abuso.

Para mim a confiança resume-se ao respeito e à "certeza" (conceito ainda mais ténue, seguramente utópico) de que a pessoa de quem confiamos nunca nos irá fazer mal, ou pelo menos esforçar-se-á ao máximo para isso. A verdade é que cada vez as pessoas se esforçam menos para não se magoarem umas às outras e isso entristece-me... Confesso que já magoei, já fui magoada mas não me parece que tenha sido por querer, sei que não foi por querer, por isso choca-me a leviandade com que algumas pessoas têm lata para certos comportamentos que traem a confiança que outras pessoas depositam nelas... Todos os dias vejo à minha volta coisas a acontecerem que me fazem sentir profundamente ingénua (saloia) e me metem nojo porque são coisas inconcebíveis e incompreensíveis para mim mas banais para a maior parte (é a triste realidade que me passa à frente dos olhos) das pessoas! Parece tudo um jogo no qual não importa quem temos que magoar desde que tiremos dele o maior proveito possível!!!
Isso faz-me ser cada vez mais desconfiada e tenho pena porque a confiança é das provas de amizade e de amor mais bonitas que se podem dar, pelo menos para mim e, por uma questão de sobrevivência e de saúde mental, vejo-me obrigada a, cada vez mais, pensar duas vezes antes de depositar a minha confiança em alguém!

11 comentários:

Trampa disse...

Também me faz confusão que as pessoas sejam tão más e andem prai a comer-se umas às outras (metaforicamente claro, mas no sentido metaforicamente mau...). Acho que a culpa é do egoismo e da preguiça. Às vezes o gesto é tão simples que nem se dá por ela, mas mesmo assim não se faz, às vezes temos tanto medo que os outros façam melhor com as mesmas coisas que nos esquecemos de partilhar. E este desapego uns aos outros sobe por ai acima e na realidade é um ds maiores percussores de problemas da nosso sociedade... desde o palerma que passa um vermelho e mata 3 pessoas até ao médico que nem sequer olha para nós no hospital e até ao empresário que retira o dinheirinho que é de todos e fica com ele só pra si.

E tal.

jamiroo disse...

comentário das duas da manhã:

caga nisso. extrapolação significativa e sobejamente descartável. há laranjas e melões amanhã e sucos de cachoeiras que vamos querer lá estar.

Ilka disse...

http://enquantohouverventosemar.blogspot.com/2007/03/httpas-mixasblogspotcom200703confianaht.html

El Mariachi disse...

Não confies em mim. Uso axe e tenho um clicker.

Aiedail disse...

Fica registado!
bestazinha...

Ilka disse...

Olha que o relógio do blogger é marado, logo o comentário do mariachi foi feito no dia das mentiras... :)

Aiedail disse...

Nunca fiando..

Anónimo disse...

sou musculado, loiro e de olhos verdes. faço covinhas quando sorrio. confia em mim!

Ilka disse...

Covinhas!

Ilka disse...

Já há leite biológico da Agros!

Lembrei-me :]

Aiedail disse...

aniki: não sei se assim serás muito confiável lol